quinta-feira, 11 de março de 2010

A importância de se conhecer a Deus

“Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jr 10:10

Não há outro Deus além do Senhor,a maioria das pessoas afirmam crer em Deus,mas estão enganadas,elas criaram um deus em suas mentes que não tem nada que ver com o verdadeiro.O simples fato de crer em Deus não leva a salvação,como vemos em Tiago 2:19 “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.”E o que diferencia a fé no Deus verdadeiro e a fé no deus falso?Quais as características do Deus verdadeiro?
No contexto do versículo supracitado, nós vemos o profeta Jeremias contrastando o Senhor com os ídolos,na época havia muita idolatria e superstição,o que não é muito diferente dos dias atuais.Além dos ídolos feitos dos mais diversos materiais,existem os que são produzidos no coração do homem.O dinheiro,o sexo,a fama,o “eu”,os bens materiais,a natureza,o entretenimento etc. Fazem parte da extensa lista de ídolos que a humanidade adora,todos são perecíveis.O pecado contaminou o homem de tal forma,que o distanciou do seu criador,dessa forma,a humanidade tenta em vão empreender esforços para buscá-lo.A falsa idéia de que todos os caminhos levam a Deus,tem conduzido milhares ao inferno,como é dito Lá em Romanos 1:25, “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”
Uma das marcas registradas do surto “evangélico” que o Brasil vive é a falta de conhecimento de Deus,um crescimento apenas numérico.O Senhor Jesus ensina que conhecemos a árvore pelos frutos,e o que vemos hoje é um distanciamento da suficiência das Escrituras,falsos avivamentos,shows em lugar dos cultos,falsos apóstolos e profetas, muitos escândalos e um falso evangelho sendo pregado.Não podemos dar um passo na vida cristã sem Deus,se Deus não for o centro das nossas vidas estaremos na direção errada e fracassaremos totalmente, “Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.”(Dt 11:1), Na vida cristã as coisas começam de cima para baixo, ou seja, devemos buscar as coisas do alto e não as que são daqui de baixo, sem Cristo somos inúteis, “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15:5).Portanto a fé verdadeira é evidenciada pelas boas obras que são fruto de um coração regenerado pelo Senhor Jesus Cristo, como lemos em Tiago 2:26,a fé sem obras é morta.
O Deus verdadeiro está acima de tudo e de todos,Ele se revelou através do velho testamento,em Cristo Jesus,no novo testamento e no cristianismo; é um Deus que faz-se conhecido dos homens.É um Deus vivo que se relaciona com a sua criação,é Eterno,está fora do tempo, é Rei e governa soberano absolutamente tudo, a Terra treme diante Dele.As nações não podem suportar a sua indignação,especialmente no dia do juízo.Ele é uma trindade de Pessoas na unidade da divina essência: Deus Pai,Deus filho e Deus Espírito Santo.Nada pode contê-lo,criou todas as coisas a partir do nada.conhecê-lo consiste na própria vida eterna, “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”(Jo 17:3).Não precisamos buscá-lo,Ele é quem nos busca,” Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”(1Jo 4:10).
Devemos orar e nos dedicar em estudar as Escrituras diligentemente, e finalizo com a Palavra do Senhor no livro de Jeremias capítulo 9 verso 24: ” mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” Quanto mais conhecemos o nosso Deus mais nós fazemos a Sua vontade, e assim percebemos a malignidade do pecado que é uma traição ao Deus perfeitamente Santo.

Everton Rocha Carneiro

Bibliografia:Langston, A.B. Esboço de teologia Sistemática, Editora Juerp.

Matthew, Henry. Commentary on the Whole Bible, www.biblos.com
Gill, John. Exposition of the Entire Bible, http://www.freegrace.net/gill/

quarta-feira, 10 de março de 2010

Luz

Num bairro de uma pequena cidade, havia uma rua pacata, onde havia um velho casarão. Todos os dias, um senhor de cabelos brancos sentava-se a porta, em uma cadeira de balanço, lendo uma bíblia. O que o tornava incomum, era o fato de que desde quando ele havia se mudado para a rua, ninguém sabia nada sobre ele. Não falava nada, nunca saia de casa, apenas a moça que o auxiliava é que fazia as compras e cuidava dele. Isso despertava a curiosidade de muitos, alguns cogitavam que ele fosse um fugitivo, outros de que fosse um velho caduco e coisas desse tipo. Ele gostava de compartilhar suas reflexões sobre o que lia.

Porém, depois de muito especular, descobri que o senhor misterioso se chamava Joel. Teve uma infância difícil, passou por várias dificuldades, até que conseguiu entrar para a universidade. Nunca foi muito sociável, preferia se trancar numa enorme biblioteca a sair com os amigos, apesar do seu jeito, tinha bons amigos. Era o melhor aluno do curso de filosofia, tornara-se uma lenda. Ateu convicto, acreditava no velho acaso, para ele era inadmissível a ideia de um Deus, que permitia tanto sofrimento no mundo. “Deus é uma criação da nossa mente!”, dizia ele, “nós somos deuses, o que chamamos deus, é uma mera energia que move o universo”. Completava. Muitos dos seus pensamentos eram influenciados pelos escritos clássicos da filosofia.

Após longos anos de estudo, aposentou-se como professor. durante um tempo, fora acometido de uma depressão. Passava longas horas trancado na sua biblioteca, um lugar frio e um tanto quanto mórbido. Estava envolto em uma terrível crise existencial, cansado de tantas teorias e de tantas opiniões, entre a beleza das palavras rebuscadas dos intelectuais e a dura realidade havia um abismo. ”Era estranho, ao mesmo tempo em que vivemos em um mundo caótico e ficamos tristes e preocupados com as barbaridades que acontecem, nós somos culpados. Se ligarmos a TV, e pesquisarmos na Internet encontraremos soluções para os maiores problemas da humanidade, ao mesmo tempo são soluções inúteis, pois a maldade nos corações humanos impede que elas sejam postas em prática”, pensava ele. Todas estas questões o inquietavam de sobremaneira.

Havia uma peça faltando no quebra-cabeça, séculos de estudos, várias lições aprendidas na história da humanidade, mas o homem continua sempre cometendo os mesmos erros, o que muda é apenas a roupa vestida pela época. “Igualdade, liberdade e fraternidade”, uma piada. Um turbilhão de ideias lhe tomavam a mente, quase fica louco. O velho Joel, também não conseguia compreender como o seu irmão, que mal sabia ler, que continuou na roça, era tão feliz baseado nas promessas de um livro chamado Bíblia. Seu irmão era um agricultor, feliz, com uma bela família, que sabia encarar a dureza da vida com firmeza. Ele tinha uma habilidade de explicar coisas complexas da maneira mais simples do mundo e nunca frequentou a universidade. Enquanto Joel complicava as coisas mais simples, tanto conhecimento e nenhuma tranquilidade,a vida sempre lhe mostrava algo que não estava nos melhores livros.

Após muitas pesquisas, Joel resolveu descobrir, por que o livro dos cristãos era tão popular,e por que o seu irmão era tão feliz em crer naquilo. Já havia jogado várias bíblias no lixo. Era um ferrenho opositor de qualquer idéia religiosa. Resolveu estudar a bíblia, da maneira mais crítica possível, debruçou-se sobre as páginas das escrituras. Após longos meses, tentou refutá-la, desmenti-la, não conseguiu. Até que um belo dia, as palavras de Cristo o tocaram profundamente, descobriu que a peça que falta para explicar a origem dos problemas humanos, era uma palavra que incomoda, o pecado. O homem é pecador por natureza, todo o mundo estava contaminado pelo pecado. As religiões nada mais eram do que a tentativa frustrada de seres imperfeitos buscarem aquele que é perfeito. Em poucos meses, ele descobriu o que em anos de estudo não fora possível perceber. E aquelas profundas verdades, estavam ocultas dos grandes sábios, pelo fato de que são verdades espirituais, e que não existe fé sem razão. E a razão de crer dos cristãos verdadeiros, era o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Loucura para os intelectuais e escândalo para os religiosos.

A sua busca por explicações chegou ao fim, uma tranquilidade de espírito, finalmente descobriu o que os filósofos buscavam, e o quanto á loucura de Deus era superior á dos homens. Logo que se aposentou, resolveu mudar-se para uma pequena cidade. Seus antigos colegas diziam que ele estava caduco. Porém desde a sua conversão a Cristo, resolveu compartilhar sua descoberta com todos que encontrasse.