quinta-feira, 11 de março de 2010

A importância de se conhecer a Deus

“Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jr 10:10

Não há outro Deus além do Senhor,a maioria das pessoas afirmam crer em Deus,mas estão enganadas,elas criaram um deus em suas mentes que não tem nada que ver com o verdadeiro.O simples fato de crer em Deus não leva a salvação,como vemos em Tiago 2:19 “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.”E o que diferencia a fé no Deus verdadeiro e a fé no deus falso?Quais as características do Deus verdadeiro?
No contexto do versículo supracitado, nós vemos o profeta Jeremias contrastando o Senhor com os ídolos,na época havia muita idolatria e superstição,o que não é muito diferente dos dias atuais.Além dos ídolos feitos dos mais diversos materiais,existem os que são produzidos no coração do homem.O dinheiro,o sexo,a fama,o “eu”,os bens materiais,a natureza,o entretenimento etc. Fazem parte da extensa lista de ídolos que a humanidade adora,todos são perecíveis.O pecado contaminou o homem de tal forma,que o distanciou do seu criador,dessa forma,a humanidade tenta em vão empreender esforços para buscá-lo.A falsa idéia de que todos os caminhos levam a Deus,tem conduzido milhares ao inferno,como é dito Lá em Romanos 1:25, “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”
Uma das marcas registradas do surto “evangélico” que o Brasil vive é a falta de conhecimento de Deus,um crescimento apenas numérico.O Senhor Jesus ensina que conhecemos a árvore pelos frutos,e o que vemos hoje é um distanciamento da suficiência das Escrituras,falsos avivamentos,shows em lugar dos cultos,falsos apóstolos e profetas, muitos escândalos e um falso evangelho sendo pregado.Não podemos dar um passo na vida cristã sem Deus,se Deus não for o centro das nossas vidas estaremos na direção errada e fracassaremos totalmente, “Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.”(Dt 11:1), Na vida cristã as coisas começam de cima para baixo, ou seja, devemos buscar as coisas do alto e não as que são daqui de baixo, sem Cristo somos inúteis, “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15:5).Portanto a fé verdadeira é evidenciada pelas boas obras que são fruto de um coração regenerado pelo Senhor Jesus Cristo, como lemos em Tiago 2:26,a fé sem obras é morta.
O Deus verdadeiro está acima de tudo e de todos,Ele se revelou através do velho testamento,em Cristo Jesus,no novo testamento e no cristianismo; é um Deus que faz-se conhecido dos homens.É um Deus vivo que se relaciona com a sua criação,é Eterno,está fora do tempo, é Rei e governa soberano absolutamente tudo, a Terra treme diante Dele.As nações não podem suportar a sua indignação,especialmente no dia do juízo.Ele é uma trindade de Pessoas na unidade da divina essência: Deus Pai,Deus filho e Deus Espírito Santo.Nada pode contê-lo,criou todas as coisas a partir do nada.conhecê-lo consiste na própria vida eterna, “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”(Jo 17:3).Não precisamos buscá-lo,Ele é quem nos busca,” Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”(1Jo 4:10).
Devemos orar e nos dedicar em estudar as Escrituras diligentemente, e finalizo com a Palavra do Senhor no livro de Jeremias capítulo 9 verso 24: ” mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” Quanto mais conhecemos o nosso Deus mais nós fazemos a Sua vontade, e assim percebemos a malignidade do pecado que é uma traição ao Deus perfeitamente Santo.

Everton Rocha Carneiro

Bibliografia:Langston, A.B. Esboço de teologia Sistemática, Editora Juerp.

Matthew, Henry. Commentary on the Whole Bible, www.biblos.com
Gill, John. Exposition of the Entire Bible, http://www.freegrace.net/gill/

2 comentários:

  1. Realmente Everton, precisamos conhecer o Deus que dizemos servir.

    Lembro-me de Jó: "Eu conhecia o Senhor só de ouvir falar" e a maioria dos cristão desse século, tem conhecido o Senhor só de ouvir falar...

    mas que possamos assim como o profeta Oséias ter o desejo de conhecer ao Senhor

    "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" Os 6:3

    ResponderExcluir
  2. É tão bom sabermos que temos um Deus assim, tão perfeito, tão soberano acima de todos, saber que seu poder e justiça são manifestados. Que a cada dia possamos ter mais e mais convicção dessas verdades e que Ele seja de fato o centro de nossas vidas, para Sua própria glória!

    ResponderExcluir